1 - Trazer o mundo para dentro da escola e fazer a criança se interessar pelo conhecimento são as principais metas da educação infantil.
2 - O brincar é a experiência fundamental da criança e, por isso, é valorizado e INTEGRADO NAS PROPOSTAS e atividades. Por meio das brincadeiras, as crianças interagem com o ambiente e com seus colegas, expressam sentimentos e valores, usam diferentes linguagens, exploram o corpo e os sentidos e vivenciam experiências diversas, que promovem aprendizagens significativas.
3 - PROJETO PEDAGÓGICO para a Educação Infantil valoriza não só a infância, mas todo o potencial de aprendizagem das crianças e está apoiado nos princípios da Aprendizagem Ativa, baseada no desenvolvimento sensóriomotor: movimento, audição, visão, tato e manipulação.
4 - As descobertas são pontes que constroem os conhecimentos e acontecem por meio de experiências diversificadas, prazerosas e alinhadas ao contexto infantil. Personagens que reproduzem as diferenças incentivam o respeito e a tolerância. As experiências acontecem em situações comuns da vida da criança e, por isso, são assimiladas de forma natural.
5 - O colégio propõe atividades que estimulam os alunos a explorarem, ativamente, o ambiente e valorizam a criatividade da criança na reconstrução da realidade. Isso pode ser observado, por exemplo, nas seções “Faz de Conta”, “Roda de Conversa” e “Sou Gente”.
6 - É na Educação Infantil que as crianças constroem os padrões de aprendizagem que utilizarão durante a vida acadêmica. Por isso, estimulamos a criação de um ambiente que desperte o interesse do aluno e torne o processo de aprendizado estruturado, consistente e prazeroso.
1 - Um longo caminho! São 9 anos de evolução gradual, coerente e contínua.
2 - A metodologia “AULA DADA, AULA ESTUDADA”, que desenvolve a organização e a autonomia de estudos, começa a ser aplicada no Ensino Fundamental, o que possibilita que o aluno esteja preparado para os desafios do Ensino Médio.
3 - De acordo com sua faixa etária, além do material físico, os alunos dispõem de RECURSOS DIGITAIS para apoio ao estudo individual e começam a realizar simulados que permitem identificar, de forma individualizada, os conteúdos menos absorvidos.
4 - UM PASSO DE CADA VEZ: um conteúdo é visto em diferentes graus de complexidade! Ao longo de todo o Ensino Fundamental, os conceitos são abordados em espiral, o que possibilita que o aluno esteja em contato constante com os diversos assuntos apresentados, em níveis crescentes de aprofundamento.
5 - Por meio da plataforma educacional Plurall, os alunos podem realizar as tarefas presentes no material em qualquer hora ou lugar. Além disso, a plataforma disponibiliza o material digital para revisão do conteúdo, vídeos de canto de lousa sobre o tópico e a resolução dos exercícios em vídeo.
6 - A meta nessa fase escolar é garantir que o aluno compreenda os conteúdos, adquira sólidos conhecimentos de cultura geral e construa hábitos de leitura e de estudo.
1 - Um longo caminho! São 9 anos de evolução gradual, coerente e contínua.
2 - A metodologia “AULA DADA, AULA ESTUDADA”, que desenvolve a organização e a autonomia de estudos, começa a ser aplicada no Ensino Fundamental, o que possibilita que o aluno esteja preparado para os desafios do Ensino Médio.
3 - De acordo com sua faixa etária, além do material físico, os alunos dispõem de RECURSOS DIGITAIS para apoio ao estudo individual e começam a realizar simulados que permitem identificar, de forma individualizada, os conteúdos menos absorvidos.
4 - UM PASSO DE CADA VEZ: um conteúdo é visto em diferentes graus de complexidade! Ao longo de todo o Ensino Fundamental, os conceitos são abordados em espiral, o que possibilita que o aluno esteja em contato constante com os diversos assuntos apresentados, em níveis crescentes de aprofundamento.
5 - Por meio da plataforma educacional Plurall, os alunos podem realizar as tarefas presentes no material em qualquer hora ou lugar. Além disso, a plataforma disponibiliza o material digital para revisão do conteúdo, vídeos de canto de lousa sobre o tópico e a resolução dos exercícios em vídeo.
6 - A meta nessa fase escolar é garantir que o aluno compreenda os conteúdos, adquira sólidos conhecimentos de cultura geral e construa hábitos de leitura e de estudo.
1 - O “AULA DADA, AULA ESTUDADA” ganha mais força, o que possibilita a consolidação dos conceitos, o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e o estímulo ao hábito de estudo, já iniciado nas fases anteriores, os exercícios são estruturados para garantir uma sólida absorção dos conteúdos e para preparar os alunos para o ENEM e principais vestibulares do Brasil.
2 - Concepção de ensino-aprendizagem preza por experiências significativas em torno dos conteúdos, ou seja, o aluno entende e reconhece a aplicação do que está aprendendo no que vive em seu cotidiano.
3 - AVALIAÇÕES E SIMULADOS São provas que tematizam os conteúdos presentes nos Materiais Didáticos, que são aplicadas bimestralmente para alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
NOVO ENSINO MÉDIO
4 - A “Reforma do Ensino Médio”, subjaz a visão de que, nessa etapa da Educação Básica, os alunos vislumbram novos desafios e anseiam direcionar suas potencialidades (cognitivas e socioemocionais) para enfrentá-los. O Anglo Ibiúna reconhecendo esse cenário contemporâneo, busca se aproximar da realidade desses estudantes e atender às demandas da sociedade, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.
A nossa proposta pedagógica do Ensino Médio foi elaborada de modo a traduzir a concepção geral de cada área, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNs), nossos princípios norteadores podem ser assim resumidos: educação mais conectada com o mundo atual; maior enfoque no protagonismo do aluno, formação voltada para o mundo do trabalho e a vida em sociedade; possibilidade de escolha na área de maior interesse e desenvolvimento do projeto de vida. Para atender a tais princípios, a carga horária foi dividida em duas frentes: a Formação Geral e os Itinerários Formativos, os quais permitem acolher as diferentes juventudes e suas predileções. Soma-se a isso a flexibilidade dos materiais didáticos deste segmento , que se adequam a diversas cargas horárias.
5 - Essa etapa da escolarização não apenas consolida as aprendizagens adquiridas ao longo do Ensino Fundamental, mas também apresenta e aprofunda novos saberes, sem perder de vista o preparo para o pleno exercício da cidadania.
Proposta Pedagógica
Sempre alinhado com as novas demandas dos vestibulares/ENEM e às necessidades dos estudantes, o Anglo Ibiúna ampliou seu projeto pedagógico, partindo do princípio de que as características individuais dos alunos devem ser respeitadas e potencializadas no processo de aprendizagem. Sabemos que aprovar nos vestibulares mais concorridos do Brasil começa na sala de aula, mas vai muito além disso. Por isso, nossos principais objetivos são:
Anglo Ibiúna está presente no dia a dia do aluno, atuando em quatro frentes: Material para desenvolvimento do conteúdo e estudos individuais; Simulados e Revisões; Orientação de estudos e Apoio para Vestibulares.